PERGUNTAS FREQUENTES

Datas do Desafio
Inscrição e critérios para participação 
Como funciona a participação?
O que os alunos irão aprender durante o Desafio?
Prêmios virtuais
Como professor, o que mais preciso saber?
O que acontece após o Desafio terminar?
Ainda está procurando sua resposta?
Regulamento completo do Desafio

DATAS DO DESAFIO

Quando iniciam as inscrições para o Desafio Khan Academy?
As inscrições começam em 19 de fevereiro de 2018.
Quando ocorre o Desafio?
O Desafio começa em 19 de março de 2018, dura seis semanas e termina dia 27 de abril.

INSCRIÇÃO E CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO

Quem pode participar do Desafio Khan Academy?
O Desafio Khan Academy foi desenvolvido para professores e estudantes brasileiros do 1o ano do Ensino Fundamental ao 3o ano do Ensino Médio que estejam matriculados numa escola autorizada pelo MEC. Professores devem se cadastrar no desafio, inscrever seus alunos e recomendar para seus alunos vídeos, exercícios ou artigos de matemática e ciências, e também atividades de Mentalidade de Crescimento.
Comece aqui
Como se inscrever para o Desafio?
O Professor deve se cadastrar no desafio e inscrever seus alunos .
Não sou aluno de Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Posso participar do Desafio?
Alunos que não estiverem matriculados numa escola autorizada pelo MEC ou que estudem de forma independente poderão participar do Desafio individualmente, realizando as atividades de mentalidade de crescimento sem a recomendação de um professor cadastrado no Desafio. Dessa forma, fica aberta a todos a oportunidade de desenvolver suas técnicas de aprendizagem.
Como diretor, coordenador pedagógico ou funcionário de secretaria de ensino, posso cadastrar meus alunos no Desafio Khan Academy?
O Desafio Khan Academy foi desenvolvido para professores, e funciona melhor quando os professores cadastram cada uma de suas turmas na plataforma. Entre em contato conosco através de desafiobrasil@khanacademy.org com sua demanda, que será avaliada caso a caso.
Como pai ou mãe, como posso participar do Desafio Khan Academy com meus filhos?
O Desafio Khan Academy foi desenvolvido para professores de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Enquanto pai ou mãe você pode incentivar seu filho ou sua filha a fazer as atividades de mentalidade de crescimento do Desafio Khan Academy. Você pode aprender junto com ele(a) e, assim motivá-lo(a).

COMO FUNCIONA A PARTICIPAÇÃO?

Participação como professor
O professor deve usar a ferramenta de recomendações da Khan Academy para recomendar vídeos, exercícios ou artigos de matemática, ciências e mentalidade de crescimento aos seus alunos. Conforme os alunos concluírem as recomendações, a turma avança pelos seis níveis do Desafio e conquista medalhas virtuais.
Participação como aluno coordenado por um professor
O aluno deve concluir as atividades recomendadas pelo professor e avançar pelos níveis do Desafio Khan Academy! As atividades são interativas e divertidas e fazem parte do crescimento individual do aluno de duas formas: aperfeiçoando suas habilidades em matemática e ciências e desenvolvendo sua mentalidade de crescimento e suas estratégias de aprendizagem.
Participação como aluno independente
As atividades de mentalidade de crescimento estarão abertas para os alunos que queiram participar do desafio por conta própria, ou seja, sem a recomendação de atividades por um professor cadastrado no desafio. Dessa forma, fica aberta a todos a oportunidade de desenvolver suas técnicas de aprendizagem.
Quanto tempo por semana é preciso dedicar ao Desafio Khan Academy?
Os alunos completam os níveis do Desafio Khan Academy ao concluir as recomendações. Em média, aconselhamos três recomendações por aluno por semana de Desafio Khan Academy. Se os professores seguirem o conselho de recomendar três atividades por aluno por semana, a estimativa é de que os alunos levem cerca de 20 a 25 minutos para concluir essas recomendações. Eles podem trabalhar nas recomendações em sala de aula, como tarefa de casa, ou em qualquer momento em que tenham acesso a suas contas da Khan Academy, mesmo fora do período escolar, em um programa extracurricular ou na biblioteca. Os professores podem recomendar mais ou menos atividades, de acordo com o que considerarem mais apropriado para seus alunos.
Como as turmas passam de um nível para outro?
As turmas concluem os níveis ao enviar três recomendações por aluno. Por exemplo, uma turma com 20 alunos precisaria enviar 60 recomendações completas para concluir um nível.

O QUE OS ALUNOS IRÃO APRENDER DURANTE O DESAFIO?

Quais conteúdos meus alunos trabalharão no Desafio Khan Academy?
Os conteúdos que os alunos trabalharão durante o Desafio Khan Academy serão selecionados e recomendados pelo professor. Durante o Desafio, os professores poderão recomendar conteúdos de matemática e ciências disponibilizados em português na biblioteca da Khan Academy. Todos os itens de conteúdo (vídeos, artigos e exercícios) recomendados pelo professor serão considerados. Durante o Desafio, os professores também poderão recomendar as atividades motivacionais de Mentalidade de Crescimento.
O que são as atividades motivacionais de Mentalidade de Crescimento?
Segundo pesquisadores da renomada Universidade de Stanford, Mentalidade de Crescimento é o entendimento de que as qualidades e habilidades pessoais podem mudar. Pessoas com uma forte mentalidade de crescimento tendem a acreditar que a inteligência pode ser desenvolvida, que ela pode aumentar quando persistimos perante os desafios.

As atividades de mentalidade de crescimento do Desafio Khan Academy tem o objetivo de motivar seus alunos a encarar outros desafios e melhorar seu processo de aprendizagem.
Como aprender com o Desafio Khan Academy se diferencia da plataforma da Khan Academy?
O Desafio Khan Academy foi criado dentro da Khan Academy. Ele é uma experiência divertida e motivadora que acontece durante seis semanas, logo após a volta às aulas. Como parte do Desafio Khan Academy, os professores terão acesso a um painel de progresso especial que mostrará a trajetória de sua turma pelos níveis do Desafio. Conforme as turmas trabalham juntas para concluir os níveis do programa, elas ganham medalhas virtuais e certificados digitais, ambos virtuais e sem nenhum valor monetário.

PRÊMIOS VIRTUAIS

Que tipos de reconhecimentos meus alunos podem receber?
Conforme avançarem nas atividades recomendadas pelos professores, os alunos podem receber medalhas virtuais e certificados digitais. As medalhas virtuais serão disponibilizadas pela plataforma da Khan Academy e podem ser exibidas no perfil online dos alunos na plataforma, reconhecendo sua persistência e trabalho em equipe durante o Desafio.  Os certificados digitais disponibilizados pela Khan Academy serão oferecidos aos alunos pelos seus professores, de acordo com os critérios definidos pelos próprios professores.
E o professores que participarem recebem algum reconhecimento?
Os professores que completarem todas as metas com suas turmas poderão solicitar um certificado online de participação ao final do Desafio.

COMO PROFESSOR, O QUE MAIS PRECISO SABER?

Tudo o que é recomendado por um professor é contabilizado?
Sim. Qualquer coisa recomendada pelo professor será considerada no Desafio Khan Academy, inclusive conteúdo de assunto ou ano diferente da sua turma. Todas as recomendações concluídas serão contabilizadas, independentemente do nível escolar da recomendação ou de ela ter sido entregue depois do prazo.
E se um aluno entrar ou sair da turma no meio do desafio?
O progresso da sua turma nos níveis já concluídos do Desafio Khan Academy ficará salvo. Por exemplo, digamos que você ganhou o prêmio do nível 1 com uma turma de dez alunos, mas, depois, entraram mais dois alunos na turma. Sua meta de recomendações do nível 2 aumentará considerando esses 2 alunos, mas você NÃO perderá o progresso do nível 1.
Os professores precisam recomendar as atividades de mentalidade de crescimento para que elas sejam contabilizadas no Desafio Khan Academy?
Sim. As atividades de mentalidade de crescimento devem ser recomendadas pelo professor para serem consideradas. Se os alunos se anteciparem e completarem a atividade antes da recomendação, o professor só precisará recomendar a atividade novamente. Os alunos "obterão crédito" clicando na recomendação, sem precisar reenviar toda a atividade de mentalidade de crescimento novamente.
Como a exclusão de uma recomendação do meu painel de tutor afeta o progresso da minha turma no Desafio Khan Academy?
Tudo o que for entregue antes de você excluir a recomendação ficará registrado e será contabilizado no progresso de sua turma. No entanto, tudo o que for entregue DEPOIS da exclusão da recomendação deixará de ser contabilizado.
Se um aluno trabalhar em um material que eu não recomendei, este trabalho será contabilizado no Desafio Khan Academy?
Não. Somente são considerados os trabalhos recomendados. Isso garante que os alunos trabalhem no nível de ensino apropriado para eles e em materiais que sejam relevantes para sua turma. No entanto, incentivamos os alunos a trabalhar de forma independente pela Khan Academy e a comemorar seu progresso com os pontos de energia conquistados.

O QUE ACONTECE APÓS O DESAFIO TERMINAR?

O que acontecerá quando as seis semanas do Desafio Khan Academy terminarem?
O Desafio Khan Academy acontece de 19 de março a 27 de abril de 2018. Ao terminar, os professores continuarão tendo acesso à Khan Academy, inclusive à ferramenta de recomendações e ao conteúdo completo da biblioteca. No entanto, o recurso de monitoramento do progresso do Desafio Khan Academy será desativado e os reconhecimentos digitais não serão mais oferecidos.  As medalhas virtuais recebidas pelos alunos seguirão visíveis nos seus perfis.

AINDA ESTÁ PROCURANDO SUA RESPOSTA?

Onde posso encontrar recursos que me ajudem a participar do Desafio Khan Academy?
Confira a página de recursos.
E se eu tiver uma pergunta que ainda não foi respondida aqui?
Escreva para desafiobrasil@khanacademy.org
Comece aqui

REGULAMENTO DO DESAFIO ONLINE DENOMINADO LEARNSTORM - DESAFIO KHAN ACADEMY

1. O DESAFIO
1.1 O LearnStorm - Desafio Khan Academy é um desafio online gratuito, doravante denominado simplesmente como “Desafio”, que foi desenvolvido pela organização sem fins lucrativos denominada Khan Academy, e que disponibiliza atividades para o início do ano letivo visando contribuir para o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem.
1.2 O Desafio tem como principal objetivo desenvolver habilidades em matemática,  ciências e a mentalidade de crescimento que todos os estudantes necessitam para um ano escolar de sucesso.
1.3 Os professores participantes deverão recomendar vídeos, exercícios ou artigos aos estudantes, de forma a desafiá-los e a motivá-los a estudarem e a se superarem. Por sua vez, os estudantes participantes deverão realizar as atribuições indicadas por seus professores para subir de nível com sua classe e desbloquear novas medalhas e certificados, ambos virtuais e sem valor monetário.
1.4 O Desafio possui um rastreador de progresso que motiva os estudantes participantes a trabalharem em equipe com seus colegas de classe para alcançar novos níveis de aprendizagem. Já os professores participantes terão um painel de progresso especial que mostrará a movimentação de sua classe através de uma série de níveis de aprendizagem.
2. QUEM PODE PARTICIPAR DO DESAFIO
2.1 O Desafio foi desenvolvido para professores e estudantes brasileiros do 1o ano do ensino fundamental ao 3o ano do ensino médio que estejam matriculados numa escola autorizada pelo MEC.  Alunos que não estiverem matriculados numa escola autorizada pelo MEC ou que estudem de forma independente poderão participar do Desafio individualmente.
3. COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAR DO DESAFIO
3.1 As inscrições serão realizadas no site eletrônico desafiokhanacademy.org.br, a partir do dia 19 de fevereiro de 2018, de acordo com o fuso horário de Brasília.
4. PERÍODO DE DURAÇÃO DO DESAFIO
4.1 A duração do Desafio será de 6 (seis) semanas, iniciando-se em 19 de fevereiro de 2018 e encerrando-se em 27 de abril de 2018, de acordo com o fuso horário de Brasília.
5. RECONHECIMENTO
5.1 Na medida em que os estudantes forem realizando com sucesso as tarefas atribuídas por seus professores, aqueles receberão medalhas (símbolo ou indicação da realização de uma tarefa com sucesso) e certificados online, sendo ambos virtuais e sem nenhum valor monetário.
5.2 Os professores que completarem todas as metas com suas turmas de estudantes poderão solicitar um certificado online de participação ao final do Desafio.
5.3 Os certificados ficarão disponíveis no site ou serão enviados por e-mail e terão caráter exclusivamente motivacional, não sendo reconhecidos pelo Ministério da Educação.
6. FORMAS DE COMUNICAÇÃO
6.1 Todas as informações referentes ao Desafio serão disponibilizadas no website desafiokhanacademy.org.br.
6.2 Todas as comunicações oficiais com os professores serão realizadas pelo e-mail cadastrado no formulário de inscrição. Por isso, o proponente deve preencher a ficha de inscrição com um endereço de e-mail que continuará acessando regularmente e que não seja alterado no decorrer do Desafio.
6.3 O participante, seja estudante ou professor, autoriza o recebimento de e-mails ou outras formas de comunicação eletrônica sobre o presente Desafio, eventuais desdobramentos deste, e sobre a Khan Academy e suas atividades em geral após o término do Desafio.
6.4 Todas as comunicações oficiais do programa serão enviadas pelo domínio de e-mail @khanacademy.org. Não deve ser considerada como comunicação oficial do programa nenhum outro domínio de e-mail.
6.5 É de responsabilidade dos participantes garantir as condições técnicas para recebimento, acesso e leitura dos e-mails enviados.
7. DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1 A participação no Desafio está condicionada ainda ao conhecimento, aceitação e cumprimento de todos os termos estabelecidos no presente Regulamento.
7.2 O presente regulamento está integralmente disponível em sua versão mais atual no website desafiokhanacademy.org.br a todos os participantes.
7.3 A tolerância ao eventual descumprimento de quaisquer das regras e condições do presente Regulamento não constituirá novação das obrigações aqui estipuladas e tampouco impedirá ou inibirá a exigibilidade das mesmas a qualquer tempo.
7.4 As disposições constantes neste documento poderão ser atualizadas ou modificadas a qualquer momento pela Khan Academy. Em caso de dúvidas em relação às disposições do presente Regulamento, o participante deverá entrar em contato através do e-mail: desafiobrasil@khanacademy.org.
7.5 As informações pessoais coletadas durante o Desafio serão utilizadas exclusivamente pela Khan Academy.
7.6 Este Desafio tem caráter exclusivamente cultural, científico e tecnológico, se desenvolvendo sem qualquer sorteio ou operação assemelhada, nem vinculação de seus participantes à aquisição de qualquer bem e/ou utilização de qualquer serviço mediante pagamento.
7.7 Fica eleito o Foro Central da Comarca de São Paulo, Estado de Paulo, recusando-se qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para toda e qualquer questão oriunda do presente Desafio, correndo por conta da parte vencida os custos e despesas judiciais, inclusive honorários advocatícios.
8. DÚVIDAS
8.1 Maiores esclarecimentos podem ser encontrados em nossa seção de perguntas e respostas (FAQ).
8.2 Caso a sua dúvida não esteja esclarecida em nossa seção de perguntas e respostas, entre em contato conosco no seguinte endereço eletrônico desafiobrasil@khanacademy.org.
Comece aqui